Brewpub saiba mais

Conheça este tipo de estabelecimento que vem conquistado cada vez mais seu espaço nas grandes cidades brasileiras.

Se você é um amante de cervejas, principalmente das cervejas artesanais, certamente conhece o Brewpub. Mas, se você não conhece muito bem o mercado de cervejas artesanais, eis o significado:

Brewpub nada mais é do que um bar que possui uma fábrica que produz, dentro do próprio estabelecimento, a cerveja que serve a sua clientela.

Embora produzam cervejas em grandes quantidades para servir todo o seu público, a comercialização da bebida é exclusiva no local, ou seja, as cervejas artesanais de uma brewpub jamais serão vendidas em outros bares e comércios.

E, diante do crescimento do mercado de cervejas artesanais no país nos últimos anos, este negócio também vem conquistado seu espaço nas grandes cidades. Se você mora em cidades como São Paulo ou Curitiba, as chances de você já ter se deparado com um brewpub são bem grandes.

A modalidade de estabelecimento brewpub surge como uma solução viável para aqueles que desejam não só fabricar sua própria cerveja, mas também investir neste mercado promissor. Apesar de as cervejas artesanais serem populares entre o público jovem, o brewpub é uma área que ainda pouco explorada. Trata-se de uma boa forma de começar um negócio e firmar a sua marca.

A parte burocrática de um brewpub no brasil

Embora seja um mercado promissor, existe uma nuvem de dúvidas e incertezas em relação a legalização de tal empreendimento no país.

Muito se especula sobre o brewpub ser visto como uma indústria, por isso deve ser localizada em área indústria, longe de bares e restaurantes movimentados da cidade.  Contudo, não existe uma legislação específica sobre esta questão. Isso dependerá do lugar onde você vive. 

Isso significa que, cada prefeitura ou até mesmo fiscal, irá avaliar a condição de acordo com a sua interpretação e interesse. Outra questão importante são os impostos, que podem ser cobrados do mesmo modo que sobre uma grande cervejaria.

Vale ressaltar que o Brasil conta com uma lista burocrática para empreendedores que desejam abrir um negócio neste segmento. Além de o proprietário necessitar da documentação específica do Ministério da Agricultura, também se faz necessária a autorização da Anvisa e da Prefeitura Municipal.

Então, se você está com planos de ingressar neste negócio, prepara-se para lidar com todas as questões que listamos acima. As cargas tributárias podem ter um alto custo, além das normas que são um tanto quanto confusas.

Vantagens de se abrir um brewpub no brasil

Se as questões da localização e da cobrança de impostos te desanimaram, saiba que ainda assim a abertura de um brewpub traz grandes vantagens. A começar, cortam-se custos com intermediários, bem como a logística e a envase.

A cerveja poderá ser servida diretamente dos tanques maturadores. Além do mais, existe a possibilidade da constante inovação, e o teste de novas fórmulas e estilos com o passar do tempo, por conta da menor escala de produção, comparada a uma microcervejaria.

Se o negócio de brewpub chamou a sua atenção, a dica é fazer visitas a estes estabelecimentos para que você possa ter a experiência real do local, bem como provar alguns rótulos.

O mercado de brewpub no Brasil ainda está em ascensão, comparado a países como os Estados Unidos.

E embora muitos proprietários estejam enfrentando algumas dificuldades burocráticas, este é o momento certo para investir neste setor.

Saiba
Você pode se especializar em cursos de produção de cerveja artesanal entre outros cursos voltados a este negócio. Atualmente, o brasil conta com diversas escolas que oferecem cursos específicos sobre cervejaria artesanal.

E quando seu negócio estiver funcionando, deixe a criatividade rolar à solta e elabore rótulos atrativos e saborosos para chamar a atenção do seu público.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Categorizados em: